terça-feira, 20 de novembro de 2012

GEPPPEC na Pré-Conferência de Educação do Campo

Pesquisadores e participantes do GEPPPEC; coordenação pedagógica da Escola Itinerante Carlos Marighella e coordenação regional do Movimento Sem Terra (MST), realizaram a Pré-Conferência de Educação do Campo da Região Noroeste do Paraná, na manhã do dia 15 de novembro, nas dependências da Escola Itinerante Carlos Mariguella, no Acampamento Elias Gonçalves de Meura, em Planaltina do Paraná.
Aproximadamente 50 pessoas (crianças, jovens e adultos do MST, acadêmicos e docentes da UNESPAR-Paranavaí, professores da Rede Estadual e sindicalistas) participaram das discussões que resultaram em dezenas de sugestões que serão apresentadas na Conferência Estadual a ser realizada em maio-junho de 2013.
A Pré-Conferência, coordenada pelo MST com assessoria do GEPPPEC, iniciou com uma mística apresentada pelas crianças da Escola Itinerante (crianças do Acampamento Elias Gonçalves de Meura e do Assentamento Milton Santos) e em seguida pela exposição do objetivo da Pré-Conferência e do que é Educação do Campo, realizada pelos professores Elias Canuto Brandão (UNESPAR - Campus Paranavaí) e Maria Edi da Silva Comilo (diretora da Escola Camponesa Chico Mendes do Assentamento Pontal do Tigre, participante do GEPPPEC e mestranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá - UEM).
Após as explicações e um café, os participantes assistiram o documentário institucional "Educação do Campo" e, em seguida, divididos em três grupos discutiu-se as demandas da Educação do e no Campo, levantando sugestões a serem apresentadas na Conferência Estadual, em 2013. Em plenária, todos opinaram sobre os pontos levantados e aprovaram por unanimidade.
Passava das 13 horas quando a Pré-Conferência foi concluída, sendo encerrada com um almoço organizado pelas mulheres do acampamento.
Do GEPPPEC/UNESPAR, participaram:
  1. Elias Canuto Brandão,
  2. Vanderlei Amboni,
  3. Anibal Pagamunici,
  4. Maria Edi da Silva Comilo,
  5. Fabiano de Jesus Ferreira,
  6. Andriele dos Santos Rodrigues,
  7. Sandra Mara Vieira da Silva,
  8. Elizabete Maria Novaes de Moraes,
  9. Dayane Elisa de Sousa,
  10. Fernando Krueger da Cruz,
  11. Paulo Roberto Sanitá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário